SEJAM BEM VINDOS

Um novo ano se inicia e como prometido já fiz algumas mudanças no blog.
Començando com o novo design, novas fotos, novas enquetes e a cada mês um tema diferente.
Lembrando que aos visitantes, críticas e sugestões serão sempre bem vindas.
Espero que cada vez mais possamos estar conectados com o universo da arte, arquitetura e design.

Agradeço desde já a visita de todos!!!
Um abraço,

Cicera Bagatin



EXPOSIÇÃO UNIVERSAL - SHANGAI

Há 1 mês que não atualizo meu blog, correrias do dia a dia, sabem como é! Mas agora, trago um assunto mto interessante, considerado o 3º evento internacional mais importante, tirando os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, a EXPOSIÇÃO UNIVERSAL, que tem caráter cultural e popular de interesse da população mundial.

As Exposições mais conhecidas como EXPO, tiveram início no século XIX, mais especificamente em 1851 com sede em Londres. Naquela época, o objetivo da EXPO era discutir os avanços tecnológicos do mundo com o intuito de mostrar ao mundo o que estava sendo produzido pela nova tecnologia.O pavilhão mais inovador da época foi o Palácio de Vidro, com estrutura de ferro e fechamento em vidro, foi sucesso pra época.

Essas exposições acontecem de 5 em 5 anos em países diversos, e essa de 2010 é a primeira EXPO realizada num país em desenvolvimento, Shangai (China). Cada país que se inscreve para participar, deve construir um pavilhão mostrando as suas inovações e propostas para melhorar a qualidade de vida da população. Atualmente, estão 191 paises inscritos e 50 organismos internacionais participando do evento. Abaixo algumas fotos de pavilhoes de diferentes paises. 




O Pavilhão do Brasil, com aproximadamente 2000m² de contrução, consiste em uma construção metálica retangular revestida de pedaços de madeira entrelaçados inspirados no artesanato em palha, que nos remete ao folclore e ao lúdico universo popular. A cor verde é uma referência à bandeira nacional. Todas as características têm o objetivo de enaltecer a simplicidade do brasileiro e a abundância cultural da nação, originada da fusão de diversas raças.





Para promover o Brasil na maior feira internacional do mundo e se destacar entre os outros 190 países inscritos, elegeu-se o tema “Cidades Pulsantes”, que explora temas como a riqueza multiétnica, atividades culturais, dinamismo e potencial econômico de suas principais metrópoles, que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. A logomarca afixada sobre a principal entrada, que conta com dois parênteses invertidos, sugere a inquietude e vibração do povo brasileiro e o encontro de dois sorrisos. Além dos temas ligados à proposta da Expo, o pavilhão destacará os setores de alta tecnologia, biocombustíveis e políticas de uso consciente dos recursos naturais. Foram programados eventos artísticos, culturais, gastronômicos e turísticos, fóruns, simpósios, exposições, encontros empresariais, workshops, mostras e seminários técnicos nos vários ambientes interativos em seu interior. Esperam-se 3 milhões de visitantes.


A Expo Xangai é a primeira a focar nas questões urbanas, pretendendo chamar a atenção global para o melhoramento da qualidade de vida nas cidades, além de promover as maneiras com que os países têm lidado com o desenvolvimento urbano e sua relação com a sustentabilidade. O tema deste ano é “Cidade melhor, vida melhor” e seus subtemas são: Diversidade Cultural, Prosperidade Econômica, Inovação Científica e Tecnológica, Reforma das Comunidades e Interação Urbano-rural.

Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/05/brasil_na_expo_2010_shanghai_1.html#ixzz0qIbCMcHH