SEJAM BEM VINDOS

Um novo ano se inicia e como prometido já fiz algumas mudanças no blog.
Començando com o novo design, novas fotos, novas enquetes e a cada mês um tema diferente.
Lembrando que aos visitantes, críticas e sugestões serão sempre bem vindas.
Espero que cada vez mais possamos estar conectados com o universo da arte, arquitetura e design.

Agradeço desde já a visita de todos!!!
Um abraço,

Cicera Bagatin



CORES

Inaugurei o meu quadro SOS DECOR falando sobre cores. Eu escolhi esse tema por ser um assunto que eu ouço sempre dúvidas de clientes, parentes e amigos. As cores são importante para os ambientes, pois dão vida. E para isso é importante escolher bem para nao deixar o ambiente pesado ou cansativo demais.
A primeira coisa que vc deve fazer é reparar no que já existe no espaço: piso, móveis, objetos. Isso facilita a saber pra que tom vc vai partir.

Depois de feita essa análise, é importante saber

QUADRO SOS DECOR

Agora, vc pode acompanhar toda semana as dicas que estarei dando no quadro SOS DECOR, no programa CNT NOIVAS E FESTAS. Toda semana uma  nova dica, para você deixar sua casa organizada, linda e com muito charme!
NAO PERCAM, toda quinta feira, as 9:30 na CNT - canal 6 ou 7 


ATELIER DE ARTE E DESING CICERA BAGATIN

Para ser redirecionado para o blog do atelier, clique aqui:

ANIMAL PRINT

Já que a semana passada dediquei um tema especial para os homens, essa semana dedico um tema especial para mulheres: ANIMAL PRINT. Um clássico da moda, sempre está em alta e apesar de ser uma estampa muito extravagante, não deixa de ser elegante.



Na arquitetura, não é muito diferente, o animal print também deixa ambientes lindos com sua estampa exótica e selvagem.Como já disse uma vez, não existe uma regra para se usar as cores, estampas, tudo deve ficar harmônico, os elementos que compõem o ambiente devem transmitir uma sensação de bem estar, agradabilidade para quem convive.




Não é muito comum encontrarmos ambientes com uma parede toda revestida de onça, um vaso sanitario com estampa de cobra, uma bancada de lavabo toda revestida de onça, a própria cuba de sobrepor com estampa de cobra, azulejos, lareiras e até telhas com a estampa animal. print. Estampas de vaca, cobra, zebra, onça, leopardo, crocodilo, tigre, girafa agora estao sendo utilizadas em materiais de acabamento, metais, revestimentos.





 
  
Existem diversas empresas que estão se especializando na arte de criar com animal print. Algumas possuem representações aqui no Brasil e já podem ser encontradas. A empresa de cerâmica italiana SETTECCENTO tem produzido telhas cerâmicas, pastilhas e azulejos.A BISAZZA que faz mosaicos, a KOHLER que produz algumas louças sanitárias e para cozinha. A especializada em Spas é a VITRUVIT, entre outras. Quem tiver interesse e curiosidade em saber mais sobre as empresas, o endereço dos site segue abaixo:
 Portanto, para quem gosta do Animal print, e deseja decorar sua casa sem cair no exagero, contrate um bom profissional para ajudá-lo a fazer a melhor escolha! Sem perder a elegância, solte os bichos que estao em você!!!

DECORAÇÃO

Como resultado da minha enquete, o tema escolhido para esse mês é DECORAÇÃO.

Vou começar abordando um tema muito interessante, dedicado exclusivamente para os homens que moram sozinhos ou que tenham interesses e poucas idéias para decorar sua casa ou escritório. Aquela lenda de quem gosta de decoração é mulher, está completamente ultrapassada.Claro que uma casa bem decorada para uma mulher é um pouco diferente de uma casa decorada para homem. Não existe uma regra para decorar, o que define a decoração é o estilo de vida da pessoa.




Geralmente uma decoração masculina é mais sóbria, predominio de cores fortes: preto e marrom (sem mistureba de cores). São ambientes com personalidades forte, com elementos mais contemporâneos, obras de art, etc. O móveis tendem a seguir uma linha mais reta com cores mais neutras, como:  bege claro, branco, cinza, marrom, mas podendo contrastar com móveis mais pesados como: sofás de couro, poltronas com tecidos pesados, alumínio.




Utilizam bastante a tecnologia a seu favor:  um home theater bem equipado, com equipamentos de ultima geração,automação residencial, etc. Costumam ter uma área de lazer: bares ou sala de jogos, que são ambientes mais descontraidos e informais.

Algumas cores contrastantes, quebram o pouco a formalidade da decoração, como o azul, o vermelho e e amarelo. Essas cores podem ser usadas numa parede, ou em almofadas, tapetes, enfim, um toque dessas cores, continuam deixando o ambiente com ar de masculino e ainda por cima muito elegantes.







 
  
Viu como não é dificil "decorar" uma casa!!!??? Basta usar o bom senso, saber dosar as cores,  que no final o resultado fica harmônico! Mas, para aqueles que adoraram as dicas, mas ainda estão inseguros em começar a decorar, contrate um profissional qualificado! Para dúvidas, podem me ligar ou mandar email, terei uma grande satisfação em ajudar!
9917-1133 ou arquiteta.cicera@yahoo.com.br

CHITA

A CHITA é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais e com tramas simples. As estamparias são feitas sobre o tecido conhecido como "morim". Sem essa característica, não é chita.

As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.
 


A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800 e aportaram na Bahia e em Pernambuco, onde estavam os principais centros administrativos no início da colonização do Brasil. Mas foi em Minas Gerais que o tecido conheceu usos, tratamentos e processo de industrialização mais apurados. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país barateou muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-a, assim, em um dos ícones da identidade nacional. 





  Um bom exemplo dessa apropriação está na variedade de estampas de chita existentes hoje, chamadas de maneira muito simpática de chita (flores médias), chitinha (flores pequenas) e chitão (flores grandes). O chitão é uma criação exclusivamente brasileira, só possível quando, já no séc. 20, a largura do tear aumentou de 90 cm para 1,40m. O preço baixo e a adaptação ao clima tropical alçaram chita a escolha número um para a vestimenta das camadas mais pobres da sociedade: colonos, operários e, antes deles, os escravos.








Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.





Portanto, para quem gosta desse tecido ousado, saiba que não é cafona vc usar como decoração ou em roupas. 

Misturar estampas é permitivo, mas não se esqueçam que em tudo se deve ter o equilíbrio. O exagero poderá deixar o ambiente pesado ou no caso de roupas, muito. chamativo. 

Se utilizarem a chita como um detalhe ou como um elemento de destaque, certamente  vc ou o ambiente a ser decorado ficarão com muito estilo!

ARTESANATO

Como prometido, esse ano inauguro meu blog com um assunto novo: ARTESANATO!
Apesar de gostar muito do meu trabalho como arquiteta, também gosto de criar objetos de arte, decoração, utilizando materiais simples e baratos, mas que no final se transformam em peças únicas, descontraídas e chiques.

Atualmente venho desenvolvendo algumas caixas em mdf,  super delicadas, que servem tanto para decorar um cantinho da casa  ou para aqueles que não abrem mão de uma boa organização. Sem dizer que são ótimas alternativas para presentear amigos, familiares e aquela pessoa especial!

Por serem peças exclusivas, também podem ser feito pedidos de acordo com o gosto de cada um.
Aos interessados, mandem email para arquiteta.cicera@yahoo.com.br ou pelo telefone 43 9917-1133.
Abaixo, algumas fotos para conhecerem meu trabalho.