Uma das primeiras coisas que devemos levar em consideração ao escolher uma cortina ou persiana é: Qual a função que queremos dar a ela? Bloqueio da luz, redução da luz, redução de ruidos, disfarce,praticidade, etc.
Para cada função existe um tecido e um tipo adequado. Há quem diga que as cortinas de tecido, atualmente, vem perdendo espaços para outros tipos de cortinas, como as de miçangas, fios, pequenos objetos, etc, mas no meu ponto de vista, as cortinas nao perderam seu charme.
De uma maneira geral, não existe uma regra dizendo que tal ambiente é melhor usar cortina ou persianas, é algo muito pessoal. Mas, podemos considerar que, as cortinas conferem um ar mais chique ao ambiente, deixando-os clássicos e elegantes e as persianas geralmente são utilizadas em ambientes comerciais onde a praticidade é o fator chave para escolha. Mas nada impede de um quarto, cozinha ou sala terem persianas. Como já disse anteriormente, não existem regras.
Uma das desvantagens das cortinas é que requer cuidados permanentemente, para que ela nao perca o caimento, e também a limpeza especifica de cada tecido. Em geral, os tecidos sintéticos são mais indicados pela fácil manutenção, podendo ser lavados em casa mesmo. Já os tecidos "naturais" devem ser levados no local especifico para lavagem.
Há alguns detalhes de cortinas, que nos interessam saber! o comprimento das cortinas geralmente devem ser rentes ao chão ou até uns 2 cm maior que a altura. Mas a cortina fica "arrastando" no chão?? FICA, é chique estar arrastando!
Utilizar cortinas curtas, só em ambientes que tiverem um movel sob as cortinas: como quartos de crianças, um aparador. E outra curiosidade: Num ambiente que tiver mesas perto da janela que possuem cortinas, evitar usar cortinas soltas. Nesse caso, utilizar amarradores para evitar que elas voem sobre quem estiver sentado à mesa.
As persianas por sua vez, também podem deixar o ambiente chique, pois existem diversos modelos no mercado, automatizados ou não e que combinados com cortinas também deixam os ambientes elegantes.
Existem vários modelos e marcas de persianas no mercado. Persianas que servem de blecaute, persianas de tecido, persianas rolô (que ficam bem rentes a janelas e tem mecanismos automáticos), persianas metálicas. è comum utilizar as persianas com cortinas servindo de molduras nas laterais. Geralmente essa parte da cortina é fixa e vem acompanhado de bandô (caixa de madeira revestida de tecido que serve para esconder o trilho da persiana).