As vitrinas, como todos sabem, representam a maior ferramenta de merchandising para um estabelecimento comercial. Não só os produtos as tornam interessantes, mas a disposição desses produtos, uma boa organização de vitrina, atrai e seduz o olhar de quem está passando. Mas acontece que muitos empresários, nao as exploram, deixando de potencializar a imagem e os produtos de sua empresa.
As vitrinas precisam chamar a atenção, causar surpresa e curiosidade. Para isso, algumas dicas abaixo são muito importantes na hora de elaborar uma vitrine:
- Definir o público alvo;
- Evitar poluição visual ;
- Trabalhar o teto, piso, lateral e fundo;
- Utilizar da iluminação;
- Cores com bom senso;
- Não fazer a vitrina de estoque;
- Abusar da criatividade;
- Sempre mudar a vitrina no prazo de 15 a 30 dias;
Um ítem que merece destaque, ao meu ver, é de iluminação. A iluminação é o segredo de uma boa vitrina. A vitrina está sempre recebendo interferencia de luz externa ou interna. Para eliminar reflexos dessas luzes, devemos trabalhar com a iluminação interna da vitrina mais forte que a externa.
Veja alguns tipos de lâmpadas utilizadas nas vitrinas:
- Incandescentes: não são muito indicadas, pois a luz é amarela, esquenta muito, podendo danificar os produtos. Podem ter o facho dirigido ou aberto, não precisam de complementação.
- Fluorescentes: é a luz branca, de baixo custo, ilumina por igual, precisa de complementação.
- Halógenas incandescentes: são as unicas que representam fielmente a luz do dia. Porém, sao mais caras, duram mais. Podem ser utilizadas em foco dirigido (utilizando das lâmpadas PAR) ou de uma maneira mais uniforme (utilizando as lâmpadas palito)